Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A História da Televisão Piauiense


Início anos 60
A história da televisão no Piauí começa nos anos 60, com a idéia de Walter Alencar de fundar a TV Rádio Clube. A Lei 6404/76, conhecida Lei das S/A, permitia através de vendas de ações a baixo custo a um grande número de pessoas, angariar recursos suficientes para a consecução do objetivo construir no Piauí uma estação de televisão, quando eram poucos os estados brasileiros que possuíam uma.

Década de 1970

A primeira estração de TV no Piauí foi inaugurada no dia 03 de dezembro de 1972, com o nome TV Rádio Clube de Teresina, canal-4, prefíxo ZYB-350, ocasião em que o chamado Colosso do Monte Castelo passou a denominar-se Edifício Presidente Médice, em cujo governo, através de portaria do Ministro das Comunicações, Higino Corsetti, concretizou-se o sonho.Em novembro de 1974, a TV Clube que já exibia via embratel, os programas Jornal Nacional e Fantástico, tornou-se definitivamente afiliada à Rede Globo de Televisão, consolidando uma parceria que permanece até os dias atuais.Até a data de entrada na Rede Globo a TV Clube transmitia programas da TV Tupi, TV Globo e outras emissoras.

 Década de 1980

Somente em março de 1986 nasceu a segunda emissora de televisão do Piauí que foi a TV Pioneira (atualmente TV Cidade Verde) com o prefixo ZYB 351. O primeiro programa veiculado pela emissora foi o Jornal da Pioneira apresentado por Tony Trindade e Laura Learth. O programa era apresentado no horário da noite. A emissora nasceu com grandes desafios e foi uma televisão de vanguarda. Foi a primeira no Piauí, a transmitir os desfiles das escolas de samba em 1987, a posse de um governador (Alberto Silva) e a final de um campeonato Piauiense de Futebol em 1988 entre Flamengo e 4 de julho. Tudo ao vivo, o que para a época era um grande desafio.
Em agosto de 1987, um decreto do então governador Alberto Tavares Silva cria a Fundação Antares. Com isso, a TVE-PI passa a se chamar TV Antares. Nesse mesmo ano, a emissora passa a iniciar sua programação às 14h10 com programas infantis, entre eles destaques da TV Cultura de São Paulo como o Bambalalão (que concorreu ao Troféu Imprensa, promovido pelo SBT, em sua categoria).
Foi a partir dessa fase que começaram a surgir as primeiras produções "próprias" do Canal 2: o infantil Repeteco (coletânea dos melhores momentos da programação infantil que Maia Veloso comandava às sextas-feiras) e o Jornal Antares, única investida de uma TV local no jornalismo no fim-de-noite, exibida até 1990.
Anos depois o empresário José Elias Tajra fundou a TV Antena 10, que foi inaugurada em 19 de dezembro de 1988, no qual foi equipada com os mais modernos equipamentos, a emissora se deparou com o poder dos canais já existentes no Estado. Sua chegada motivou a descoberta de inúmeros profissionais, hoje reconhecidos em todo o Piauí.
A TV Antena 10 era afiliada à extinta Rede Manchete e assim ficou até o ano de 1997. A partir daí, passou a retransmitir o sinal da Rede Record.

 Década de 1990

Em 1 de janeiro de 1995, a TV Timon passa a se chamar TV Meio Norte, mantendo inicialmente a afiliação ao SBT, e no dia 9 de janeiro de 2000, afilia-se a Rede Bandeirantes.
Outro fato marcante nesta década foi o surgimento de TV Alvorada (Floriano), sendo afiliada a Rede Globo, operando no canal 6, destancou-se como o primeiro canal de televisão do interior do Piauí, sendo inaugurado em 10 de setembro de 1997. A TV Alvorada já foi premiada pelo trabalho jornalístico e comercial e exportou muitos profissionais que hoje estão na imprensa estadual e com aparições nacionais.

 De 2000 até os dias atuais

Em 2003 foi outorgada pelo Ministério das Comunicações a concessão da TV Picos como emissora educativa e cultural, inaugurada em 20 de outubro de 2005, é afiliada da TV Antares (canal 2), de Teresina.
Em 19 de junho de 2006 foi inaugurada no dia TV Delta emissora pertencente à Fundação Antares que se propõe a oferecer educação, cultura, entretenimento e informação Antes da denominação atual, a TV Delta era conhecida como a TV Educativa de Parnaíba. Com a desativação do antigo canal, no final dos anos 90, a cidade litorânea ficou sem emissora própria de televisão.
Só no começo dos anos 2000, a TV Delta passaria a ter a atual denominação, retransmitindo o sinal da TV Cultura de São Paulo. Problemas administrativos tiraram a emissora do ar mais de uma vez nesta década até a sua reinauguração, em 2006.
A TV Picos e TV Delta são afiliadas da TV Antares de Teresina e todas retransmitem a programação da TV Brasil do Rio de Janeiro.
No ano 2004, o canal 19 entrou no ar em fase experimental, retransmitindo integralmente a programação nacional da Rede Bandeirantes, passando alguns meses no ar, posteriormente retornando em 2007, com a retansmissão da programação da RedeTV!, ficando conhecida apenas com o nome de TV Piauí, que já foi o nome da atual TV Antares, canal 2.
E no dia 6 de junho de 2007 a TV Assembléia foi inaugurada oficialmente, retransmitindo programas da TV Câmara, TV Senado e da NBR, além de algumas sessões plenárias e de comissão de ambas as casas do Congresso Nacional.

 TV Digital no Piauí - 2009

A TV Cidade Verde é a primeira emissora do Piauí e também das afiliadas ao SBT a transmitir o seu sinal em TV digital, operando através do canal 28 UHF Digital, sendo inaugurada oficialmente no dia 23 de Março de 2009, às 18hs.

Um comentário: